quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Ganesha Caturthi









Ganesha Caturthi é um dos maiores festivais na India e celebra o nascimento do Senhor Ganesha.

Esse festival é comemorado pelos hindus no quarto dia da lua crescente entre final de agosto e início de setembro, que em 2011 recai no dia 1º de setembro.  

É um costume hindu não olhar a Lua no dia de Ganesha Cathurti.

Aconteceu no dia do aniversário de Ganesha a seguinte história...

Ganesha estava andando em seu em seu ratinho, depois de receber muitos doces como oferendas de seus devotos. Uma cobra cruzou-lhes o caminho, o ratinho se atrapalhou, Ganesha acabou caindo e saiu rolando.

Chandra, nome do Deva que personifica a Lua, viu a cena e começou a gargalhar, zombando da situação.

Naqueles tempos, Chandra brilhava em esplendor todas as noites. Não havia as fases da Lua. E Chandra era muito orgulhoso de sua beleza.

Conhecendo a vaidade e orgulho de Chandra, Ganesha o amaldiçou a perder a beleza, que era a causa de seu orgulho, de modo que não brilharia mais no céu. Ganesha também declarou que ninguém mais deveria olharia para Chandra no dia de caturthi ou então seria acusado falsamente de um escândalo.

Chandra se deu conta então do erro que tinha cometido e pediu a Ganesha o perdasse.  

Ganesha o relembrou que uma maldição, uma vez lançada, não poderia ser retirada.

Todavia, por Chandra ter compreendido seu erro e demonstrado sincero arrependimento, Ganesha então lhe devolveu sua beleza, mas a partir de então, Chandra não mais brilhou nos céus em plenitude por todas as noite e passou a estar sujeito à constante alteração (fases da Lua - cheia, minguante, nova e crescente).

Ganesha também assegurou que quem o visse nos dias de caturthi, poderia reverter a situação se escutasse a história de Krshna e a jóia Syamantaka.

Mas isso é uma outra historia.....
J

Nenhum comentário:

Postar um comentário