terça-feira, 19 de outubro de 2010

Benefícios do Yoga


Antes de falar sobre os benefícios do Yoga, vamos definir um pouco mais esta palavra que a cada dia é mais difundida por pessoas de toda a parte do mundo.
Existem várias definições de Yoga e cada uma com sua verdade e beleza única. Mas vamos falar de uma, que considero uma das mais completas.
Yogaḥ citta vṛtti nirodhaḥ – O AQUIETAMENTO DAS ONDAS MENTAIS É YOGA. Esta definição é encontrada no Yoga Sutra de Patanjali, e ela nos apresenta o objetivo do Yoga.
Este Sutra nos diz que, se a contenção das alterações mentais for alcançada, a pessoa terá atingido o objetivo do Yoga.
Através desta definição percebemos que o Yoga foi criado especificamente para a mente. Por isso as ferramentas do yoga se concentraram em descobrir a mente, compreender o que distraía ou agitava a mente e, então, acalmar a mente.
Os mestres antigos sabiam que muitas coisas influenciavam a mente - nosso corpo, nossa respiração, nossas emoções, o ambiente social, o alimento, e assim por diante. Por exemplo, se meu corpo está cansado minha mente fica, muitas vezes, vagarosa, pesada. Se meu corpo está muito excitado, minha mente também fica agitada. Da mesma forma, se uma tragédia atinge minha vida, mais uma vez minha mente não fica focada. Então, eles reconheceram a necessidade de observar o ser humano holisticamente, entendendo que nós somos feitos de diferentes níveis além do corpo físico.
A premissa básica do yoga é que nós precisamos de uma mente saudável para levar uma vida saudável. Isto ocorre porque toda a nossa percepção do mundo depende do estado da nossa mente. Nossas ações na vida e as escolhas que fazemos também dependem desta percepção. Por isso, se nossa mente não é disciplinada nós fazemos escolhas na vida que podem levar ao sofrimento.
O processo de yoga é de grande auxílio para que façamos as escolhas corretas em nossa vida. Trazendo nossa mente para um estado de calma e atenção, o yoga ajuda a nos conectarmos com um nível mais profundo de nós mesmos e a tomar as decisões corretas na vida.

O Yoga faz com que vivamos com paz de espírito, felicidade e autoconhecimento.

A prática de Yoga trabalha muito no nosso corpo energético e em nossa mente.

O trabalho com o corpo físico é realizado através dos ásanas que são os exercícios ou posturas físicas que fortalecem o corpo, ajudam no alinhamento postural, aumentam a flexibilidade dos músculos, e faz com que o prana (energia vital) circule melhor no corpo.


Com tudo isso, vemos que saúde de acordo com a perspectiva do Yoga, significa um estado de harmonia do corpo, respiração, mente em nossa dimensão mais profunda. Isto tudo é alcançado através da prática regular e apropriada.


Os efeitos e benefícios do Yoga estão acessíveis para todos, independentemente da idade ou do estado físico de cada um. Basta apenas saber escolher o Yoga que melhor se adapta às suas necessidades.



Simoni Froeschlin
Instrutora de Astanga Vinyasa Yoga

Nenhum comentário:

Postar um comentário